É possível meditar ao votar em um(a) candidato(a)?

O voto livre e igualitário é a maior expressão da democracia. A possibilidade de votar em noss@s representantes nos faz pensar (idealmente) em nossos valores mais profundos. Ao escolhermos um(a) candidato(a) nos deparamos com perguntas cruciais como “o que eu quero para mim, minha família, minha comunidade, meu país?", “Será que meu voto é importante?"… uma postura meditativa e consciente ajuda-nos a sermos capazes de responder a essas verdades.
Além disso, discussões políticas nessa época são inevitáveis. Veja esse outro post do Cientista Zen sobre como se manter presente e consciente em uma discussão. Voltando à votação propriamente dita, minha sugestão hoje é bem simples:
Durante as eleições, pesquise e conheça bem suas escolhas. Leia os planos de governo, preste atenção às entrevistas e à história pregressa d@ candidat@. Em especial, preste atenção para não se deixar envolver pelo que diz a mídia ou pela reação, discussão e posicionamento dos outros; o voto é seu.
Diante da urna eletrônica, reconheça que você está sozinho. Este é um momento de sua verdade pessoal, de mais ninguém. Respire profundamente, tente buscar essa verdade naquele momento e vote de forma presente e consciente.